RUA CHABAD, 105 - CERQ. CÉSAR CEP 01417-030 - SÃO PAULO - SP

O VELHO – A HISTÓRIA DE LUIZ CARLOS PRESTES

CARTAZ_O_Velho
Direção – Toni Venturi
Gênero – Documentário / Biografia
Versão  – Longa-metragem (105’) / Série 4 Episódios (52’)
Lançamento – Abril 1997
Roteiro e Pesquisa – Di Moretti
Narração – Paulo José
Fotografia – Cleumo Segond
Som – Aritanã Dantas, Estúdio YB
Musica – Marcelo Goldman, Fernanda Porto
Produção Executiva – Flavia Cerri, Zilah Gibson
Produção – Olhar Imaginário
Distribuição – Riofilme

Através das lentes do cinema, o documentário atravessa 70 anos da história política brasileira do século XX, sob o ponto de vista da esquerda brasileira do qual Prestes foi agente principal. Na busca pela verdade, o filme esbarra em temas polêmicos, que são trazidos à tona para ajudar a discutir e a entender nosso passado recente. Grande vencedor do 2º Festival É tudo Verdade.

 

O VELHO – A História de Luiz Carlos Prestes cobre a trajetória de vida do Cavaleiro da Esperança, desde o movimento tenentista, o surgimento do mito nos anos 20, até sua participação na redemocratização do país, no final dos anos 80. A abertura dos arquivos secretos de Moscou jogou luz sobre fatos da nossa história que sempre estiveram envoltos nas brumas da dúvida e do desconhecimento.

 

Uma teia de depoimentos de familiares, historiadores e ex-militantes dos PCB (Partido Comunista Brasileiro) mesclados com raro material de arquivo constrói um painel tridimensional e humano sobre um militante convicto de ideais hoje soterrados pelos escombros do muro de Berlim.

 

 

“… O Velho é um abrangente painel sobre a história da esquerda brasileira. Sempre clandestinos ou foragidos, poucos registros visuais sobre os comunistas brasileiros resistiram à feroz perseguição policial. É a primeira iniciativa do gênero, um filme sobre a história não oficial do Brasil.”

Luiz Carlos Merten

(Estado de São Paulo, Agosto1997)