QUESTÃO DE CL!MA
WEB-SÉRIE 18 EPISÓDIOS
A proposta da web série Questão de Clima é associar a crise climática da atualidade à realidade local, no caso o Estado de São Paulo, abordando os danos que já se fazem visíveis (e com frequência não são interpretados corretamente) e aqueles em perspectiva para as diversas regiões do Brasil, dando visibilidade aos especialistas que tratam do assunto.
Com roteiros de Marta Nehring e conduzido pela jornalista Lorena Calábria, o programa irá entrevistar em locações externas (diretamente relacionadas com os temas tratados) estudiosos do clima e especialistas de outras modalidades da ciência diretamente ligadas ao meio ambiente, tais como, psicólogos, jornalistas, ambientalistas, urbanistas, e quem mais puder informar e debater sobre a progressão do aquecimento global e suas consequências/implicações diretas para o estado, o país e os brasileiros.
Por se tratar de um tema complexo e para que a linguagem seja acessível às pessoas é fundamental o “como” a informação será passada. Assim a condutora-jornalista entrevistará o(a) convidado(a) num formato que foge à entrevista tradicional, em geral caminhando e/ou investigando o local onde se encontram, o que irá aproximar a conversa a um bate papo informal, mas com consistência e conteúdo, porque a curadoria está a cargo de uma roteirista especialista, Marta Nehring, habituada a lidar com várias modalidades narrativas.
Em vista da pandemia do Covid-19, estamos avaliando alternativas para viabilizar a produção de acordo com as normas de segurança que vêm sendo testadas nos países que já abrandaram o confinamento. Dentre as possibilidades, está a Lorena conduzir a conversa a partir de uma sala com telão e o entrevistado estar presencialmente na locação (externa). Independentemente de qual arranjo será factível no momento da produção, o programa NÃO vai adotar a linguagem das lives que inundaram a quarentena.
Cada vídeo terá até 15 minutos de duração (3 blocos de 5’) para a comunicação fluir melhor nas redes sociais. As entrevistas feitas em tom informal, mais apropriado para o público da web, com câmera móvel, colocam o espectador para dentro da cena e aproxima-o de um tema que enfrenta forte resistência. A proposta da primeira temporada é de 18 programas.