CENA INQUIETA

SÉRIE INÉDITA NO AR

ASSISTA EM

WWW.SESCTV.ORG.BR

TODA QUINTA ÀS 23h00

Série documental do SESCTV sobre grupos e performers teatrais comprometidos com as minorias, as diferenças e a experimentação de linguagem.

Cena Inquieta é uma cartografia sobre a produção contemporânea do teatro de grupo produzido no Brasil. A série, que mapeou importantes coletivos teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, é composta por 26 documentários de 55’.


São 48 grupos de teatro e 10 artistas que vem desenvolvendo trabalhos de experimentação de linguagem nos eixos do teatro negro, de comunidade e de gênero. Cada episódio apresenta dois grupos teatrais, além de espetáculos independentes que marcaram a cena na última década, e um especialista (pesquisador, crítico ou jornalista) que contextualiza a proposta exibida.
 

A produção traz depoimentos dos criadores, diretores e artistas ilustrados por cenas dos bastidores e um vasto material de arquivo de trechos das peças que revelam os conceitos e as pesquisas dos grupos e artistas teatrais.
 

Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “promover a difusão da linguagem teatral, por meio de uma série audiovisual que discute a cena dramatúrgica contemporânea brasileira, é expandir para um público cada vez maior a reflexão acerca do fazer artístico. Democratizar os bens culturais é uma das principais missões da instituição, sempre atuante com a Educação e a Cultura como valores humanos indissociáveis.”

 

CENA INQUIETA conta com a consultoria e coordenação de conteúdo da pesquisadora Silvana Garcia, direção do cineasta Toni Venturi, roteiro de Marcos Ferraz, produção executiva de Tiago Berti, coordenação de produção de Camila Abade, pesquisa de campo de Valdirene Gomes e fotografia de Otávio Pupo.

CENA INQUIETA – Sinopse: Série de documentários sobre o teatro de grupo produzido hoje no Brasil, através de 26 documentários de 55’, tendo como eixos o teatro negro, da comunidade e de gênero, representado por 48 companhias e 10 espetáculos independentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.
 

CENA INQUIETA - Episódios: Grupo Clariô de Teatro (SP) e Capulanas Cia de Arte Negra (SP); Teatro Kunyn (SP) e Rainha Kong (SP); Os Satyros (SP) e espetáculo O Meu Lado Homem, um Cabaré d‘Escárnio; Cia do Tijolo (SP), Teatro do Osso (SP) e espetáculo Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos; Cia Os Crespos (SP) e Coletivo Negro (SP); Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (SP) e espetáculo Eu Organizo o Movimento; espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu e Cia Pessoal do Faroeste (SP); Companhia do Miolo (SP) e Cia. Paulicéia de Teatro (SP); Companhia de Teatro Heliópolis (SP) e Núcleo Teatral Filhas da Dita (SP); Coletivo Estopô Balaio (SP) e Trupe Sinhá Zózima (SP); AntiKatártiKa Teatral (SP), espetáculo Luis Antonio-Gabriela e Velha Companhia (SP); Tablado de Arruar (SP) e Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes (SP); Cia. Les Commediens Tropicales (SP) e OPOVOEMPÉ (SP); Grupo Redimunho de Investigação Teatral (SP) e Núcleo Macabéa (SP); Bando de Teatro Olodum (BA) e N.A.T.A. (BA); Teatro da Queda (BA), Território Sirius Teatro (BA) e espetáculo Diário Rosa; Grupo Totem (PE) e Grupo Magiluth (PE); Coletivo Angu de Teatro (PE) e Teatro de Fronteira (PE); Cia Marginal (RJ) e Coletivo Bonobando (RJ); Cia Emú de Teatro Negro (RJ) e Coletivo Preto (RJ); As Bacurinhas (MG), Coletiva As Minas (MG), e Mulheres de Buço (MG); Danielle Anatólio, Michelle Sá, Adyr Assumpção e Preto Amparo (MG); Cia dos Comuns (RJ) e Companhia Negra de Teatro (RJ); O Poste Soluções Luminosas (PE) e Teatro Negro e Atitude (MG); Grupo dos Dez (MG) e Teatro de Extremos (RJ); Cia. Estável de Teatro (SP) e Trupe Olho da Rua (SP).


CENA INQUIETA - Convidados: José Fernando Peixoto de Azevedo, Georgette Fadel, Amara Moira, Solange Dias, Gil Marçal, Sergio Zlotnic, Artur Sartori Kon, Welington Andrade, Marcela Boni Evangelista, Hebe Alves, Antônia Pereira, Luís Reis, Kleber Lourenço, Rosyane Trotta, Paulo Mattos, Luciana Romagnolli, Clóvis Domingos, Salloma Salomão, Allan da Rosa, Valmir Santos.

Direção Geral: Toni Venturi
Curadoria: Silvana Garcia
Produção Executiva: Tiago Berti
Roteiro: Marcos Ferraz, Belise Mofeoli, Beth Moreno, Felipe Ferracioli,

Marcus Aurelius Pimenta, Marta Nehring

Direção Nordeste: Mauro D’Addio
Pesquisa: Silvana Garcia, Val Gomes
Direção de Fotografia: Otavio Pupo
Fotografia Nordeste: Ana Paula Mathias
Segunda Câmera: Aline Juliet
Direção de Produção: Camila Abade
Som Direto: Isadora Torres
Assistente de Direção: Laura Cantal, Felipe Ferracioli
Produção de Base: Juh Balhego
Gaffer: Marcelo Latinno
Montagem: Cecilia Engels, Daniela Gonçalves, Elen Marques
Artes e Vinhetas: David Shima
Trilha Sonora: Craca
Pós-produção: André Germiniani
Gerência Financeira: Audrey Markutis
Produção: OLHAR IMAGINÁRIO

Para sintonizar o SescTV:
Consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv


Informações para imprensa:
Assessoria de Imprensa
imprensa@sesctv.sescsp.org.br

 

SILVANA GARCIA

curadora

1/4

Pesquisadora, dramaturgista e diretora de teatro, com mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). É também professora da Escola de Arte Dramática (USP) e autora dos livros Teatro da Militância, As Trombetas de Jericó – Teatro das Vanguardas Históricas, e Territórios e paisagens - Estudos sobre teatro, além de inúmeros ensaios sobre teatro brasileiro.

 

Dirige o grupo Lasnoias & Cia. dedicado à pesquisa de dramaturgia cênica contemporânea, e responsável pela criação dos espetáculos Lesão Cerebral (2007), Há um crocodilo dentro de mim (2009) e Não vejo Moscou da janela do meu quarto (2014), pelo qual recebeu o prêmio Shell de Direção.

​© 2020  Olhar Imaginário.